Programação ainda vale a pena? Dá dinheiro? Profissionais contam como está o setor (e dão dicas)

Área da TI permanece aquecida e há vagas disponíveis, mas os salários altos que sempre chamaram a atenção podem ser impactados pela economia enfraquecida; g1 traz guia completo para quem deseja entrar no mundo dos códigos.

Especialistas dizem que, apesar do mau momento no setor, codar – que nada mais é do que programar usando códigos – ainda vale a pena. E existe espaço para novos talentos. 

O número de vagas no setor de tecnologia cresceu 34,3% entre janeiro e outubro de 2022, segundo um levantamento do portal Empregos.com.br. Nesse período, mais de 70 mil novas oportunidades foram abertas. Programação foi a segunda área com mais demanda, atrás apenas de desenvolvimento.

O que faz as pessoas irem para o mundo dos códigos são os salários muitas vezes atrativos, a flexibilidade na rotina e as chances de crescimento, uma vez que tecnologia muda o tempo todo e tem sempre coisa nova rolando nesse universo.

Por outro lado, Viviane Sampaio, gerente de recrutamento para TI na consultoria Robert Half, analisa que, com a economia fraca, as contratações em 2023 estarão focadas em perfis com menor nível profissional, como juniores, que estão começando. Por terem menos experiência, a remuneração também pode ser menor.

%d blogueiros gostam disto: