4 de novembro, o Dia da Favela, é também de resiliência e empoderamento

Uma das maiores potências do Brasil, a favela, comemora seu dia em 4 de novembro, uma data que merece ser reconhecida com admiração.

O termo “favela” surgiu em 1896, durante a Guerra de Canudos, quando começaram a aparecer construções irregulares e improvisadas no Morro da Favela. Esse morro recebeu o nome devido à abundância da planta favela, cientificamente conhecida como Cnidoscolus quercifolius.

Foto em homenagem ao Dia da Favela

 

Por muitos anos, infelizmente, esse termo, e a expressão “favelado” foram usados de maneira pejorativa. No entanto, hoje, existe uma luta constante para mostrar o potencial dos moradores das comunidades e desafiar o estigma de que são inferiores aos outros.

É fundamental celebrar o Dia da Favela para lembrar a importância dessas comunidades para a sociedade. Das favelas emergem novos empreendedores, líderes e pessoas que deixarão sua marca em seus territórios e na sociedade como um todo.

No entanto, é importante ressaltar que essa celebração deve ir além de um único dia. Por isso, vemos figuras inspiradoras como Celso Athayde e Gilson Rodrigues, que trabalham incansavelmente para destacar a potência das favelas.

Celso Athayde é o fundador da CUFA (Central Única das Favelas) e CEO da Favela Holding. A CUFA, uma organização reconhecida nacional e internacionalmente, atua há duas décadas em diversos âmbitos: político, social, esportivo e cultural (*Fonte: site institucional CUFA). 

Celso, um homem negro, é uma das mentes mais influentes na economia brasileira. Sua missão é mostrar que, ao contrário do que muitos acreditam, a favela não é um lugar de carência, mas sim um território de força e potencial. Mesmo diante dos desafios de infraestrutura e serviços básicos, os moradores são muito mais do que estereótipos superficiais.

BANNER FAVELA CODE BLOG

Reconhecendo a importância das favelas como núcleos de resiliência e cultura, a SoulCode, uma organização dedicada à educação tecnológica, inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade, não poderia ficar de fora desse† movimento transformador.

Por isso, A SoulCode se uniu em parceria com a CUFA e a Favela Holding, para juntos, darem vida ao Favela Code, um programa visionário que tem como objetivo promover a inclusão digital nas comunidades, capacitando seus moradores em tecnologia e ajudando a trilhar o caminho rumo à empregabilidade e ao empreendedorismo. 

 

Dentro do Favela Code, você encontrará três modalidades de ensino, cada uma adaptada às necessidades e aspirações individuais:

 

  • Favela Flix: Uma plataforma online e sob demanda com mais de 2000 horas de conteúdo, que oferece uma jornada completa, desde os fundamentos até níveis profissionais. Além de exercícios práticos, as aulas são ao vivo, há projetos especiais, e emissão de certificado no final.
  • Academia Tech: Um programa intensivo que conecta os alunos diretamente ao mercado de trabalho. É oferecido treinamentos imersivos com foco na profissionalização, além de formação em inglês e técnicas de hard e soft skills altamente valorizadas pelo mercado.
  • Favela Lab Tech: Um curso de programação com encontros presenciais em nosso laboratório tech. É utilizado a metodologia SoulCode para garantir que você domine as habilidades essenciais em um período de 12 meses.

A jornada de superação de desafios das demissões à transformação profissional em tecnologia

Juntos, podemos capacitar, transformar e empoderar pessoas por meio da tecnologia, promovendo uma mudança significativa em suas vidas. 

O dia 4 de novembro é designado como Dia da Favela, devido a escolha da Cufa, visto que foi nessa data que a expressão favela surgiu pela primeira vez em um documento público/oficial.  

É importante reconhecermos essa data, mas também é fundamental lembrar que esse dia não deve ser apenas uma lembrança anual, afinal, o apoio às comunidades é um compromisso contínuo que todos nós podemos abraçar.

Acesse o site agora e saiba mais sobre esse projeto transformador!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: