O que é ESG?

Conheça as práticas de ESG
ESG (Environmental, Social, and Governance) é um conjunto de critérios adotados pelas companhias, para basear sua conduta em pilares como questões ambientais, sociais e de governança. Esses critérios têm sido cada vez mais utilizados por investidores para avaliar a sustentabilidade financeira das empresas, bem como seu impacto no meio ambiente e na sociedade.
Neste artigo, exploraremos em detalhes o que são os critérios ESG, como eles são usados pelos investidores, as tendências atuais do mercado em relação a ESG, os desafios que as empresas enfrentam para implementar práticas ESG e os benefícios que a implementação dessas práticas pode trazer para as empresas e para a sociedade em geral.
Quais são os critérios ESG?
A sigla ESG pode ser definida como: A letra, “E”, refere-se às práticas ambientais da empresa. Isso pode incluir sua pegada de carbono, o uso de energia renovável, a poluição, o gerenciamento de resíduos, o uso de recursos naturais e outras práticas relacionadas ao meio ambiente.
A segunda letra, “S”, refere-se às práticas sociais da empresa. Isso pode incluir sua relação com seus funcionários, a diversidade e inclusão, as práticas de segurança no local de trabalho, os direitos humanos, as práticas trabalhistas e outros fatores que afetam os funcionários e outras partes interessadas.
Por fim, a letra “G” refere-se às práticas de governança da empresa. Isso pode incluir a estrutura de governança da empresa, a gestão de riscos, a transparência, a ética empresarial, a conformidade com as leis e regulamentações e outras práticas relacionadas à governança empresarial.
A SoulCode tem como prática a adoção do S, somos o S, do social, do impacto positivo na vida das pessoas, oferecendo capacitação tecnológica, hard skills e soft skills..